terça-feira, 23 de novembro de 2010

Transgênicos


 
        Transgênicos são Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), ou seja: Organismos já existentes, nos quais se introduziu uma modificação através de métodos biotecnológicos.
Basicamente as modificações são feitas da seguinte forma:
        Primeiramente isola-se um gene de uma espécie "X" que é transferido para outra espécie "Y". Esse gene rompe a seqüência de DNA, que se reprograma, dando para o individuo "Y" uma nova característica, podendo ser até mesmo uma característica que não era produzida no seu organismo original.
        Os motivos para se fazer as alterações são muitas, como por exemplo: Aumentar a resistência à fungos e bactérias de um certo vegetal, fazer com que uma bactéria passe a produzir em larga escala uma substância antes não produzida por ela, melhorar o aroma e valor nutricional dos alimentos, etc...
  • Alguns pontos Positivos: Os alimentos transgênicos podem ser mais nutritivos, podem apresentam maior resistência à fungos, bactérias, clima, temperatura, o que resulta em uma maior produtividade e produção dos alimentos.
  • Alguns pontos Negativos: Como há a modificação genética, não é possível saber as conseqüências que essas mudanças causarão aos alimentos e a quem se alimentar deles. Plantas "normais" podem ser eliminadas pela seleção natural, já que, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas. 
       E se você pensa que os transgênicos estão longe de entrarem em nossas casas, você está enganado(a). Sabe a Batata Pringles? Ela contém milho Bt 176 (transgênico); A Sopa Knorr? Contem soja RR (transgênica); Óleo Soya, Toddyinho, Chocotone, Ana Maria, Ovomaltine, Ajinomoto? Sim, todos possuem ingredientes transgênicos!! 


 
       Se esses alimentos produzirão algum mau futuro, não sabemos responder ainda, mas milhões de dólares são gostos em pesquisas e em cientistas para que eles possam achar a resposta e fazerem testes para evitar algo ruim. 

       Agora, cabe a cada um de nós decidir arriscar ou não. Qual a sua escolha/opinião?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário